domingo, 8 de dezembro de 2013

Eu sei como dói não ter o que comer

Ela me recebeu sorrindo. Cheguei no supermercado por volta das 16h da tarde, era a quarta loja que visitava no fim de semana. Estava gravando para uma rede de supermercados que promoveu o dia da solidariedade. Os clientes eram incentivados a doar um quilo de alimento.
Assim que chegou, a equipe deu de cara com a simpática Joyce. Jovem na casa dos 20 anos, alegre, era atenciosa com os clientes, estava empenhada em fazer a campanha dar certo. Toda hora estava no caixa tentando convencer algum cliente a participar. Fez até maquiagem.... estava toda serelepe.
Diante deste cenário, decidi gravar com a Joyce. Mas no meio da entrevista, os olhos dela se encheram de lágrimas, ela não aguentou a emoção e desabou...
Eu havia acabado de perguntar porque ela estava tão motivada em participar da campanha. E lá veio a resposta que eu jamais imaginei... Joyce já tinha passado fome. Ela mora com os pais e os irmãos e durante muito tempo, a família viveu com dificuldades.
"Eu já passei fome. É muito difícil...Meus pais deitavam no corredor pra não verem que os filhos estavam comendo fubá com água. Era a única refeição do dia... eles sofriam muito."
Eu não interferi na entrevista. Mantive o microfone ali na frente, e deixei a jovem falar...
"Eu sei como dói não ter o que comer."
Minutos depois, passada a emoção, o sorriso voltou. E a jovem terminou a entrevista como parece levar a vida: com otimisto, sem medo, e cuidando do próximo. "Por isso que a gente tem que ajudar. Um quilo de alimento pode ser pouco, mas é muito para quem recebe."
É isso aí querida...

Nenhum comentário: