segunda-feira, 27 de junho de 2011

Realizei meu sonho, me tornei repórter de tv!

Eu fiquei seis meses na TV Vanguarda, em São José dos Campos. Aprendi outra linguagem, a mexer no tp (para os apresentadores lerem as notícias), a fazer pauta e, principalmente, descobri que em tv o ego é maior que tudo... Esse foi o maior choque que levei do impresso para tv. Com o tempo, aprendi a lidar com isso. Em dezembro, o contrato acabou e não havia vaga. Lá fui eu novamente para a estrada, voltando pra SP. Passaram as festas e em janeiro recomecei a busca. Soube de uma vaga na produção da tv Diário, afiliada da Globo em Mogi das Cruzes. Fiz a entrevista e me chamaram. De novo, enfiei tudo no Twingo atrás de um sonho. Dormi numa pensão de estudantes durante três meses até alugar um apartamento. Como não tinha computador, usava os da biblioteca de uma faculdade pertinho de casa... dizia para o segurança que era estudante...rs.
Já mais acostumada com televisão, sofri menos desta vez com as diferenças. Fui produtora, depois editora, ajudei a fechar o sptv local do almoço e da noite. E nos plantões, chefiava a redação!!!! Que responsabilidade.
Mas o que queria mesmo era ser repórter, por isso me mudei para o interior. Teve até uma vez que ainda era produtora e havia um link no jornal, mas sem repórter. Falei pra chefia: deixa eu fazer?? tenho roupa aqui e faço  maquiagem... Chefia deixou e lá fui eu para o meu primeiro ao vivo!!! Tudo correu bem...
Certo dia, conversei na tv, e Edith Gonçalves, gerente, e Dino Rodrigues, chefe de redação, resolveram me dar uma chance. Durante um mês trabalhei dobrado. Entrava às 6h, fechava o sp1 e à tarde seguia para a externa para fechar alguma reportagem. Até que um dia, cheguei para o Dino e perguntei como ficaria minha situação. Não me esqueço. Na reunião ele virou para produtora e disse: Meg, amanhã a Renata está na reportagem!! Quando acordei, na manhã seguinte, me disse: finalmente realizei meu sonho, sou repórter de tv!!!!! Estava numa alegria...não tem como esquecer a sensação de um sonho de vida ser realizado... sim, porque desde criança eu dizia que seria repórter de tv.
Enfim, foi muito batalhado. Sem encurtar caminhos e nem atropelos. Meses depois apareceu uma vaga na rede Mulher e voltei para SP. Fiquei lá por cinco deliciosos anos. Gostava muito. Fui lá que aprendi a fazer matérias que até então nunca tinha imaginado. Moda, por exemplo, jamais tinha feito um desfile. Lembro até hoje do primeiro, num shopping... Não tinha a mínima idéia do que escrever.. Pedi ajuda a uma jornalista e consultora Danielle Ferraz. Atenciosa, me socorreu, ensinando o caminho das pedras. Mas a programação da rede Mulher acabou em 2007. E desde então, estou na rede TV!

2 comentários:

Valdemar__ disse...

Emocionante essa histórias que vc conta, simplesmente porque são reais, né, Parabéns por toda a garra de conseguir realizar seu sonho, isso é muito bom. Quais suas novas metas ?

elaine gomes disse...

Olá Renata, adorei o seu blog, parabéns pela iniciativa, só posso desejar mais sucesso!!! Beijos.
Elaine Gomes (docente em artes)