terça-feira, 12 de julho de 2011

Pequenos autores, grandes escritores!

O jornalismo me proporciona momentos bem bacanas. Tive o prazer de conhecer a professora Vasti há alguns anos durante uma reportagem para a Rede Mulher. Era uma matéria que falava sobre os destaques femininos na educação. Além da Vasti, entrevistei uma reitora de faculdade.
O foco era o projeto da professora, que incentivava a leitura e transformava alunos de escolas públicas em autores. Mas conversando com a Vasti - é...eu adoro falar, ainda bem! - descobri que toda a vida dela era interessante. Menina com infância pobre, apaixonada por leitura e que se virava para conseguir um livro. E como professora, tinha um ideal maravilhoso!
Infelizmente, por causa do tempo não consegui dar o destaque que queria a trajetória dela. Fiquei com isso na cabeça por anos....até que um dia, já na atual emissora, pediram uma matéria sobre o dia dos professores. Ah, não tive dúvida: Vasti! Como não tinha o telefone, passei o nome da escola onde lecionava e a produção conseguiu o contato.
Fui até lá gravar o vt. Escrevi sobre a infância e o projeto em que os alunos escreviam as próprias histórias. Uma idéia simples, sem custo alto, e com ótimo resultado. Ainda tive o prazer de entrevistar uma jovem que sonha em ser professora. A inspiração vem da Vasti, que conseguiu mudar o destino de muitos alunos com um trabalho belíssimo e de nome inspirador: Pequenos autores, grandes escritores! Quem quiser conhecer a Vasti, é só dar uma olhada na matéria que fiz com ela.

http://www.youtube.com/user/reafonso2010?feature=mhum#p/a/u/5/SQ2Fdm4L99o
 

2 comentários:

Vasti Maria Evangelista disse...

Renata,
Estou emocionada de encontra esta matéria, infelizmente só a vi hoje.Só consigo dizer muito, muito obrigada.

Professora Vasti

Renata Afonso disse...

Vasti, que bom que gostou!! eu que admiro sua história!! beijos