quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Não sabia conta de dividir....

Hoje, depois de muito tempo, voltei a sentir o prazer da reportagem.... O prazer de ouvir histórias voltou... estava guardado em algum lugar dentro de mim. Achei!!!
Hoje eu ouvi a história do Lucas, um menino de 9 anos, morador da comunidade Heliópolis, na zona sul de São Paulo. Ele é um dos alunos do projeto brilhante do Sesi-sp "Na Trilha dos Saberes". É um programa que trabalha o complemento escolar. Os alunos, entre 6 e 14 anos, passam as tardes ou manhãs na sala de aula aprendendo, mas de forma lúdica. Aprendem português, matemática e outras disciplinas através de jogos. Stop, dominó, banco imobiliário e por aí  vai. Muito bacana.
Eu perguntei para o Lucas o que tinha mudado na vida dele... e ele respondeu."Na escola tinha dificuldade, tirava tres por aí, quando eu comecei a vir pra cá, a Van começou a me ajudar, comecei a melhorar"
A Van é o apelido carinhoso da professora. Entrevistando os alunos, todos se referiam a ela dessa forma carinhosa. "Eu gosto muito porque a Van  nos ajuda a fazer várias atividades que a gente não consegue aprender tanto na escola", disse a Emanuelly, de 10 anos.
Nas palavras dá pra perceber a gratidão desse alunos e como a atenção especial dada pela Van mudou a vida deles.
O programa resgata a autoestima, mostra pra essas crianças que elas podem aprender e mudar o futuro. Eu perguntei a Van sobre o resultado desse trabalho, iniciado em 2008. Ela diz que os alunos costumam comentar... "não sabia que sabia, que era fácil desse jeito."
Uma outra resposta do Lucas não saiu da minha cabeça.
"Eu tinha muita dificuldade. A Van chegou e me ajudou muito. Não sabia conta de dividir, a Van ajudou"
É...ouvir o que o outro tem a dizer pode mudar nossa maneira de ver o mundo.

2 comentários:

Marco Antônio Alves disse...

Gostei da história. E do blog também. Beijos

Renata Afonso disse...

obrigada Marcos!! beijos