domingo, 24 de agosto de 2014

Quer aprender sobre tv? Pergunte ao Machadão

Na tv ele era carinhosamente chamado por todos por Machadão. Era câmera dos programas. Eu, repórter do jornalismo, tinha pouco contato com ele. Apenas o cumprimentava quando encontrava nos corredores. Era um senhor na casa dos 60 anos.
O que eu ouvia dele: que era bravo, rabugento, reclamava demais, pra ter cuidado com ele.
Até que o destino nos colocou na mesma equipe....e vi que tudo que falavam era uma grande mentira!! Ele, experiente, sabia que em tv às vezes é preciso criar armaduras para manter os chatos bem longe.
O meu câmera saiu de férias, Machadão ficou no lugar. Já na primeira saída, o papo rolou solto e descobrimos um laço que enriqueceu a parceria. Há alguns anos, Machadão perdeu uma filha. Ela também se chamava Renata e na conversa durante a primeira tarde de trabalho ele descobriu que eu tinha a mesma idade.
O mês passou, que foi uma delícia, com muitas risadas, muitas conversas, muitas histórias. O homem é história viva da televisão brasileira. Passou por Tupi, Excelsior, emissoras pioneiras. Contou fofocas de atores, atrizes, apresentadoras, jornalistas....hum...essas hoje senhoras recatadas não foram tão puritanas assim na juventude....rsrsrrss
Quanto mais ele contava, mais eu ficava curiosa. Era a gente entrar no carro entre uma gravação e outra para o papo continuar.
E o melhor de tudo, além de uma companhia muito agradável, descobri um profissional excelente. Daqueles que segue o instinto, sem depender de orientação de repórter. Tem faro próprio. Chega, logo reconhece o ambiente e identifica onde está a notícia. E sabe ouvir...
Certa vez, estávamos gravando numa loja de brinquedos educativos. Machadão registrava as crianças brincando. Aí reparei que uma menina estava interagindo de forma engraçada com um brinquedo. Machadão estava de lado gravando a outra turma, não tinha como ver. Cheguei no ouvido dele e disse: Machadão vai na loirinha. Ele, sem parar de gravar, foi virando o corpo e a câmera lentamente até chegar na imagem. Preciso falar mais??
Hoje, Machadão está aposentado, vive na praia, curtindo esposa e netos. Eu e a Elizia, que também trabalhou com ele, já fomos até la. Passamos um dia, mais um de historias e companhia deliciosas!! Quer aprender sobre tv? Pergunte ao Machadão.






Nenhum comentário: