quinta-feira, 26 de maio de 2011

Muitas horas, muitas histórias...

Foi no Agora Sao Paulo, antes Folha da Tarde, que peguei gosto pela reportagem. Chegava no jornal por volta das dez da manhã e só saía de lá, 21h, 22h... sim, a rotina era exaustiva. Muitas e muitas horas dentro da redação. Eu era repórter de geral, fazia chuva, greve, camelôs, saúde, as vezes,  reportagens de crimes.
Eu amava aquilo. Conseguir os personagens, as informações, as histórias me fascinava! Certo dia, um policial desapareceu no rio Tamanduateí, no centro de São Paulo, após salvar uma moradora de rua. Ela estava nas águas, ele conseguiu retirá-la, mas sumiu...
A reportagem foi dividida entre vários repórteres, cada um com uma missão. A minha era falar com os familiares. Mas ninguém sabia onde a esposa e os filhos moravam. Eu fui até o batalhão onde o policial trabalhava. Ninguém quis passar o endereço. Lá estava o irmão dele, que me disse que não lembrava a rua, só sabia o bairro... Aricanduva, atrás do shopping.
Lá fui eu tentar achar a casa. A fotógrafa falava na minha orelha que isso era impossível, era procurar agulha no palheiro. Não dei ouvidos, ainda bem! Chegando no bairro, rodamos por algumas ruas. Até que vi um mercadinho com senhoras na porta. Falei, para aqui! Perguntei se elas sabiam onde o policial desaparecido morava... Por obra do destino, elas sabiam. Me indicaram a rua e eu consegui chegar até a família. Liguei para a redação e avisei que tinha encontrado. Festa geral!!!
Na casa, conversei com todos e consegui o perfil do homem. A esposa não estava, mas falou comigo por telefone.
Voltei, escrevi a matéria e só eu tinha a entrevista com a mulher. Infelizmente, dias depois o corpo foi encontrado. Na reportagem, destaquei a emoção do resgate. Também cobri o enterro, feito com honras militares. Minha primeira cobertura do gênero.

2 comentários:

Shirlei Marina disse...

Incrível Rê! realmente são essas histórias que fazem a vida de um repórter e nos fazem amar a profissão. Muito gostoso ler o seu texto amiga. beijo grande!!!

Aline Rosa disse...

Que massa Rê!!! Muito legal o seu trabalho! Vendo seu post, pela primeira vez na vida senti vontade de ter sido repórter!
Beijos,Aline Rosa