terça-feira, 10 de abril de 2012

É feio, mas dá pra andar....

Quando era prefeito, Celso Pitta visitava três vezes por semana os bairros de São Paulo. Na vistoria tinha sempre a companhia dos jornalistas, eu inclusive.
As visitas nem sempre rendiam matéria. Mas a gente acompanhava para garantir que o prefeito não iria falar nada demais.
Uma dessas visitas foi ao bairro Capela do Socorro, na zona sul. Lá, no meio da caminhada, eu reparei no asfalto de algumas vias: mal colocado, cheio de pedregulho, mas que aparentemente funcionava melhor que as ruas de terra em volta. Questionei os moradores e eles me confirmaram que o asfalto era novo e que eles gostavam de ter a rua pavimentada, mesmo que daquela forma inacabada. Isso porque nos dias de chuva, com barro, era impossível transitar por ali.
O administrador regional do bairro (hoje o cargo chama sub-prefeito) confirmou a pavimentação. O asfalto era reaproveitado das marginais que tinham acabado de ser recapeadas. Como o material ainda era bom, a prefeitura resolveu usar nos bairros mais afastados.
O administrador sabia que eu era jornalista, apesar da minha cara de menina lá pelos meus 25 anos. Mas insistia em falar baixinho, perto do meu ouvido o que ele pensava do asfalto colocado naquelas ruas. E deixou escapar quando eu falei:
- Mas é feio.
- É feio, mas dá pra andar, ele respondeu.
Nem preciso dizer que virou título da minha matéria.
No dia seguinte, ele me liga na redação reclamando que tomou bronca do secretário por causa da declaração. Ele confirmou ao chefe que realmente tinha dito aquilo pra mim. Mas a matéria, em si, não era negativa, já que os moradores elogiavam o asfalto. Era melhor que o barro, diziam.
No final eu o convenci disso... e ele ainda acabou me parabenizando pela reportagem e dizendo que iria pensar duas vezes antes de conversar com um jornalista. Apesar de vários repórteres estarem no local, só eu percebi aquele asfalto invocado.
E foi ele que disse que é feio, mas dá pra andar! Uma declaração assim era tudo que eu precisava...rs

2 comentários:

Anônimo disse...

Não foi à toa que você se tornou a profissional que é hoje. Parabéns, Rê!!! Muito orgulho de você, bjs. Angel

Renata Afonso disse...

Angel, minha querida, obrigada vc! Que teve muita paciência pra me ensinar. Minha guia, exemplo, orientadora! beijos