domingo, 8 de julho de 2012

Que vergonha, Pitta!

Seria mais uma manifestação de moradores lutando pela melhoria na pavimentação, não fosse um detalhe. Dezenas de crianças, moradoras de um bairro da zona leste de São Paulo, também estavam protestando. E não estavam só gritando. Os pequenos carregavam pedras enormes para tentar tapar os buracos da via. As cenas renderam imagens fortes. E ficaram na minha cabeça durante toda aquela semana. No rosto, era visível o esforço das crianças.
A rua era de terra, completamente esburacada. Passar ali uma única vez foi difícil, image todos os dias. E era assim a vida dos moradores. Quando chovia, situação pior. Os estudantes tinham de colocar o pé no barro e muitos chegavam sujos na escola. Isso quando conseguiam chegar.
O que era para ser um registro do protesto, virou manchete. E que foto, obra do talentoso Almeida Rocha. A gente se entendia pelo olhar. Eu dava o recado pela expressão. E ele a mesma coisa. Num olhar, me indicava o que tinha feito. Era nosso código.
Quando voltamos para a redação, ele tinha as fotos. E eu, os depoimentos. Juntos, ganhamos a capa. É assim que o trabalho sai bem feito, com parceria, sintonia!
O título faz referência ao prefeito da época, Celso Pitta.

Um comentário:

Valdemar disse...

E dinheiro aposto que tinha, né, para onde foi,eles sabem mto bem.