quinta-feira, 20 de agosto de 2020

Eu sou do agro!

 

Outro dia apareceu no Instagram aquele desafio de postar uma foto e dizer que representava fazer parte do agronegócio. Aí lembrei um pouco do início da minha trajetória no setor. Já fazia algum tempo que vinha tentando em trabalhar nas tvs do agronegócio. Fiz algumas entrevistas, e sempre me perguntavam se eu já havia feito reportagens sobre agronegócio. Respondia que sim, mas nada tão específico como se faz em mídias do setor. 

Até finalmente encontrei um profissional - gerente da tv na época - que me contratou pelo meu curriculo, pela experiência que tinha. Ele me disse isso depois. Eu não o conhecia. Mandei meu currículo por email, disse que está procurando vaga na reportagem. Ele respondeu que tinha uma vaga para cobrir licença maternidade e me chamou para entrevista. Dias depois, me chamou para a vaga. 

Seis meses depois, terminou a licença, a pessoa voltou, mas abriu uma outra vaga e eu fui contratada. Com o tempo, me adaptei a linguagem, aos assuntos e passei a conhecer melhor os pesquisadores, entrevistados, líderes de setor e produtores rurais. As matérias foram fluindo mais. Mas no início ouvia muito a pergunta, em especial de alguns colegas, vc é do agro? Não sou do agro, mas sei perguntar....A pergunta, confesso, me irritava um pouco.

As questões técnicas vão ser respondidas pelos zootecnistas, engenheiros agrônomos, produtores, pesquisadores etc. São eles os especialistas. É o que basta. Claro, que sempre pesquisei muito sobre o assunto que iria gravar. Até hoje faço roteiro para entrevistas ao vivo pq considero importante ter uma sequência clara de raciocínio. Se o entrevistado fala algo interessante, complemento o que já questionei. Mas continuo achando que não precisa ser tudo tão radical. Mesmo porque os colegas (e eu) continuam não sendo especialistas do agro, afinal, fizemos jornalismo. O importante é adaptar o olhar para o público do canal, mas isso se faz em qualquer segmento. Quando trabalhei num canal especializado no público feminino, lá escrevia com esse olhar. Simples.

Mas encerro este texto como na postagem do Instagram. Depois de dois anos e meio, agora posso dizer... Eu sou do Agro!

Nenhum comentário: