terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Desistir ou não do jornalismo?

Calma, não estou pensando em largar o jornalismo. Adoro a profissão. Mas que 'as vezes dá um desânimo ah, isso dá. Como em qualquer profissão tem gente chata e mau caráter. Aí é preciso ter ouvido seletivo, deixar pra lá e seguir adiante. Jogar para o universo, deixar que o destino cuide dessa gente. E ele cuida.
E depois, dar boas risadas disso tudo. Quem apronta e ofende quase nunca sabe que vira motivo de piada nas rodas de bares.
Toquei no assunto porque no fim de semana encontrei amigas, algumas jovens jornalistas. E elas me disseram que muitos colegas de faculdade delas estão desistindo da carreira. É... não é fácil começar, mas também não é impossível. Eu comecei, enfrentei os desafios e completei 18 anos na área. Não foi fácil, mas to aqui. Como disse um amigo certa vez: "não desista dos sonhos por causa dos outros". Ah não desisto mesmo!!!!!!
É comum a crise da profissão por volta dos 30 anos, principalmente de quem é repórter. Eu passei por ela imune, ufa! Mas alguns colegas que eram repórteres cansaram do dia a dia da rua e foram para outras áreas. Alguns viraram produtores, outros assessores de imprensa, e alguns simplesmente nem querem saber mais da profissão. São opções. Cada um tem o direito de procurar a felicidade e o bem estar.
A minha ainda está no jornalismo. Mas eu não sou radical. Se não estiver sentindo  mais prazer naquilo que estou fazendo vou mudar sem olhar pra trás. É vida que segue...

2 comentários:

CNDG disse...

Renata, o importante é vc não desistir daquilo que vc acredita! E não se arrepender daquilo que vc fez, daquilo que vc tentou... Incômodos existem em todo tipo de atividade profissional, o importante é vc fazer "o seu" bem feito. E vc faz... fique tranquila.
Abraço!
Cláudio da Metô

Renata Afonso disse...

obrigada Claudio, palavras bacanas!! beijos