sábado, 18 de fevereiro de 2012

E a educação, onde foi parar?

Esta semana fiz cobertura do julgamento do caso Eloá, a jovem de 15 anos, que foi morta pelo namorado. A imprensa toda estava lá em frente ao Fórum de Santo André, na Grande São Paulo. Tv, rádio, impresso, internet. No fim do dia eu chegava exausta em casa. Parecia que um caminhão tinha passado por cima de mim. Nas entrevistas, todos, inclusive eu, se aglomeravam nas grades para conseguir a melhor imagem, a melhor foto, o melhor som. Um ou outro colega ainda segurava o microfone ou gravador do colega que estava mais distante. Mas no geral, o que observei foi muita selvageria. Sim, essa é a palavra. Colegas tentavam roubar entrevistados de quem estava ao vivo. Como assim????? Além da ética profissional, onde está a educação que a mãe ensinou? Acho que foi por água abaixo.
Barracas e guarda sol determinavam o espaço das mídias. Uma empresa contratou seguranças que olhavam torto para quem passava pelo "espaço" dela. (isso porque só eram profissionais de comunicação). Outra chegou a colocar um cartaz avisando que ali era espaço "só" para eles.
Esse tipo de cobertura já é exaustiva pelos dias e horas que passamos ali. Isso sem contar o sol escaldante e a falta de lugar pra sentar. Correr atrás da informação, sair na frente da notícia é uma coisa. Ser mal educado....

Ah, vale o registro. Um rapaz de um site fazia a cobertura sozinho. Sem estrutura, contou com ajuda da mãe, que durante os quatro dias levou marmita para o filho na hora do almoço. Eu vi!! Mãe é mãe...

Nenhum comentário: