segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

"Dormi vendo tv e acordei cego"

Foi assim, direto, que Ubirajara me contou como ficou cego. A perda de visão era esperada _ por causa de uma doença _ mas ele disse que mesmo assim o susto foi enorme. Imagino, afinal eu também levei um susto quando ouvi a frase...
Conheci Uribaraja na semana passada. Ele e mais quatro cegos vao ser jurados dos desfiles das escolas de samba do grupo um ao quatro e dos blocos de carnaval. É novidade. Para isso, fizeram um curso durante cinco meses. O objetivo é tornar a avaliação da bateria mais justa, já que esses jurados vão avaliar somente o som.
Com exceção da Giovanna, que perdeu a visão com um ano de idade, os outros jurados ficaram cegos na vida adulta, a maioria por glaucoma, e tiveram de aprender a lidar com a escuridão. Mas não senti rancor de nenhum deles, pelo contrário. Eram alegres. Quando a bateria tocava, eles curtiam, sorriam, dançavam. Senti uma força enorme pra viver e conquistar o espaço na sociedade. E como disse um deles, é o samba quebrando barreiras. E que essa turminha simpática consiga muito mais espaço!
Eu mandei por email o link da matéria para eles e recebi essa graciosa mensagem da Giovanna.
"Oi Renata, muito obrigada por enviar o link, a matéria ficou muito boa mesmo. Obrigada pelo interesse de vcs em nosso projeto e pelo empenho em retratá-lo.
Foi um imenso prazer conhecê-la. Até mais! "
Giovanna Maira


O prazer foi todo meu, Giovanna!

2 comentários:

Valdemar disse...

Eu vi e revi a matéria, muito boa,tomara que tenham muito mais chances na vida e que caia o preconceito.

Carol Capozzi disse...

Show de bola, Amiga! Um exemplo de vida. Não sabia da iniciativa desse Carnaval...mto bom!